Notícias

Voltar

20/11 - Manutenção de Caldeiras

Caldeiras atuam sempre sob alta pressão, por conta disso, elas possuem diferentes sistemas de segurança, responsáveis por garantir o bom funcionamento das mesmas.
 
A manutenção e inspeção periódica são fundamentais, pois os sistemas podem apresentar falhas no funcionamento, implicando em grandes problemas durante o uso. Além disso, as paradas do equipamento devido a alguma falha entre os mais variados componentes inviabiliza a utilização da caldeira.
 
Essas inspeções estão condicionadas por Normas Regulamentadoras, ela é condição legal para se operar caldeiras e vasos de pressão em toda e qualquer unidade industrial ou em outro ambiente. Pela norma, caso a fiscalização seja feita e for observado que não há a realização da inspeção periódica, a empresa terá que cumprir uma multa. O valor depende da quantidade de funcionários e dos problemas encontrados.
 
Sendo assim, com a devida manutenção e inspeção, o fato pode ser evitado, uma vez que qualquer equipamento parado por ocasionar na perda de produtividade. Não esquecendo que o investimento em ótimos equipamentos de caldeiraria é bem alto, por isso a manutenção deve ser priorizada.
 
Todos os procedimento devem seguir a NR-13, regida pela Portaria nº 3.214. A norma estabelece de forma objetiva que os requisitos mínimos devem ser seguidos pelas empresas, na qual fazem uso dos equipamentos de vapor, vasos de pressão e tubulações. Todos os requisitos estão relacionados aos aspectos que diz respeito à inalação, operação e especialmente a manutenção de caldeiras a vapor, buscando por saúde dos trabalhadores, qualidade de vida e segurança.
 
Segundo a NR-13, 13.5.1 / 13.10.1:
 
“As caldeiras e os vasos de pressão devem ser submetidos a inspeções de segurança inicial, periódica e extraordinária, sendo considerado risco grave e iminente o não atendimento aos prazos máximos estabelecidos nesta Norma Regulamentadora. ”
 
Se sua empresa ainda não está adequada a NR13 não perca tempo: solicite a Consultoria Técnica da Hunter Engenharia Mecânica para garantir seu enquadramento no que determina a lei.
 
Faça a sua consulta e solicite um orçamento.
comercial@hunterprojetos.com.br
Fones: (47) 99954-2756 (47) 99263-2792
 
www.hunterprojetos.com.br