Notícias

Voltar

28/10 - Entenda o que é inspeção em compressor e se sua empresa necessita.

 

Os compressores são equipamentos considerados perigosos, necessitam de revisão anual para oferecerem condições seguras. Empresas devem estar com esses equipamentos regularizados em razão do laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros, que acompanha os cuidados de manutenção com os compressores. No entanto, outras empresas ou profissionais autônomos muitas vezes não adotam essas práticas, situação que pode provocar sérios acidentes.

 

Esses equipamentos são usados para absorver o ar ou outros tipos de fluidos, comprimindo e enviando para reservatórios de armazenamento, compressores de ar deve ter o seu laudo de funcionamento e regularidade, realizado por profissionais, além de manter a manutenção e inspeção.

 

As inspeções e manutenções são necessárias e devem ser realizadas para evitar autuações e para prevenir riscos de explosões, suspensão das linhas de abastecimento, acidentes de trabalho e perdas de produção.

 

Segundo as informações da NR 13 os compressores são equipamentos submetidos, muitas vezes, à pressão interna e externa, inclusive vasos que operam com vácuo, uma vez que não existe, dentro da atmosfera, o vácuo absoluto, exigindo a confecção da laudos específicos para seu uso pelas empresas.

Empresas tem obrigação, sob pena de multa de manter afixado no corpo dos compressores, em local de fácil acesso e bem visível, uma placa de identificação indelével, com as seguintes informações:

 

Nome do fabricante;

Número de identificação e ano;

Pressão máxima de trabalho admissível;

Pressão de teste hidrostático;

Código de projeto e ano de edição.

Guia das Normas Regulamentadoras

 

Classes de compressores e classificação, segundo a NR 13:

 

Classe A: compressores de fluídos inflamáveis, combustíveis com temperatura igual ou superior a 200°C, fluídos tóxicos com limite de tolerância igual ou inferior a 20 ppm (partes por milhão), contendo hidrogênio ou acetileno;

Classe B: compressores com fluídos combustíveis com temperatura inferior a 200°C, fluídos tóxicos com limite de tolerância superior a 20 ppm;

Classe C: compressores de vapor de água, gases asfixiantes simples ou ar comprimido;

Classe D: compressores de água ou outros líquidos que não comportem as classes anteriores, com temperatura superior a 50°C.

 

A NR 13 estabelece algumas exigências que devem ser aplicadas ao trabalho com compressores e caldeiras:

 

Os compressores e caldeiras não podem ter postergadas a data de inspeção periódica, devendo ser acompanhada de análise técnica e medidas de contingência para mitigação de riscos, elaborado por um profissional habilitado;

 

Todo e qualquer reparo ou alterações nos equipamentos abrangidos pela NR 13 devem respeitar os respectivos códigos e projeto e pós-construção, com as prescrições do fabricante no que se refere a materiais, procedimentos de execução, controle de qualidade, qualificação e certificação de pessoal.

 

Os sistemas de controle e de segurança dos compressores e outros equipamentos perigosos devem ser submetidos à manutenção preventiva ou preditiva, segundo a necessidade.

 

Se sua empresa ainda não está adequada a NR13 não perca tempo: solicite a Consultoria Técnica da Hunter Engenharia Mecânica para garantir seu enquadramento no que determina a lei.

Faça a sua consulta e solicite um orçamento.
comercial@hunterprojetos.com.br
Fones: (47) 99954-2756 (47) 99263-2792

www.hunterprojetos.com.br