Notícias

Voltar

07/05 - Qual a importância de limpar uma caldeira.

Por que é importante limpar e fazer manutenção de uma caldeira?

A limpeza de uma caldeira é uma tarefa de extrema importância para qualquer empresa que trabalhe com vapor, pois esse equipamento precisa de cuidados e manutenção especiais para manter um funcionamento otimizado.

Caldeiras geram vapor através da utilização de energia líquida ou térmica e são divididas em duas categorias: aguatubulares e fogotubulares. Nestas, os gases resultantes da combustão passam pela parte de dentro das tubulações, aquecendo, assim, a água. Em seguida, a água é vaporizada na parte externa dos tubos.

Em uma caldeira aguatubular, a água se movimenta na parte interna dos tubos, ao passo que os gases derivados da combustão circulam apenas na parte externa.

Com o passar do tempo, as caldeiras se desgastam por conta dos processos de queima, originando possíveis processos corrosivos, além do acúmulo de detritos, o que pode prejudicar o bom funcionamento do equipamento.

Por isso, é de suma importância realizar limpezas e manutenções periódicas nas caldeiras. A falta dessas ações pode, inclusive, estragar todo o material, gerando um prejuízo enorme à empresa.

Como é feita a limpeza em caldeiras?

A limpeza de uma caldeira, também conhecida como higienização de geradores de vapor, é realizada em três etapas: limpeza alcalina, limpeza ácida e passivação. Tal processo demora alguns dias para ser totalmente concluído, devendo ser feita apenas por profissionais competentes e habilitados para a tarefa.

Limpeza alcalina

A limpeza alcalina, também chamada de higienização alcalina, é realizada em caldeiras novas, a fim de remover graxas, vernizes e óleos aplicados durante sua montagem, além de depósitos de óxidos de ferro.

Esta também pode ser realizada em caldeiras usadas com o objetivo de facilitar a limpeza ácida, transformando os depósitos existentes em porosos e carbonatados com o auxílio de Na2CO3 (barrilha). Este quando aquecido, retira todo o material oleoso residual do equipamento.

As substâncias mais utilizadas durante esta etapa da limpeza são barrilha, dispersantes, soda caustica, fosfatos e complexantes.

Assim, durante a limpeza de caldeiras em sua etapa alcalina, acontecem os seguintes processos:

  • Emulsificação de óleos e graxas minerais;
  • Complexação e dispersão dos depósitos de pouca aderência.
  • Saponificação de óleos e graxas, animais ou vegetais;
  • Condicionamento de depósitos.
  •  
  • Limpeza ácida

Esta etapa da limpeza de caldeiras é considerada a mais difícil, pois objetiva a retirada de depósitos que a limpeza alcalina não é capaz de realizar. Tal remoção pode ser realizada através do deslocamento do depósito ou por solubilização.

Diferentes ácidos orgânicos e inorgânicos podem ser usados em uma limpeza alcalina de acordo com a natureza química do depósito, como o ácido cítrico é utilizado na remoção de óxidos de ferro, por exemplo.

Após a remoção dos depósitos, inibidores de corrosão são adicionados às soluções de ácidos, pois estes podem acabar corroendo vários tipos de aço presentes nas caldeiras. Assim, o inibidor de corrosão dietiltioureia é usado junto ao ácido clorídrico ou muriático, por exemplo.

Passivação

A última parte do processo de limpeza de caldeiras é a passivação. Deve ser iniciada imediatamente após o fim da higienização ácida para não haver exposição do metal.

Durante este processo, uma camada de magnetita (Fe3O4) é aplicada sobre a superfície de proteção no interior dos tubos, a fim de retirar os óxidos de ferros que foram acumulados durante a segunda etapa da limpeza.

Para que ocorra a oxidação, é necessário haver o aumento de acidez com o auxílio do hidróxido de amônio (NH4OH) e do nitrito de sódio (NaNO2).

Quais cuidados deve-se ter na manutenção de uma caldeira segundo a NR13?

Segundo a NR13, caldeiras estão destinadas a produzir e juntar vapor sob uma pressão maior do que a da atmosfera, fazendo uso de qualquer fonte de energia, como lenha, óleo diesel, óleo BPF, gás natural, sebo, GLP, entre outras.

A manutenção de caldeiras deve ser realizada periodicamente, a fim de prevenir acidentes e o mau funcionamento dos equipamentos. A parada operacional de uma caldeira pode afetar o faturamento de uma empresa, sua produção e a saúde de seus funcionários.

Tal manutenção deve ser realizada adequadamente, iniciando-se com a escolha de um PH adequado e de bons profissionais.

Além disso, existem alguns pontos que devem ser seguidos em uma manutenção de caldeiras segundo a NR13, como:

Inspeção dos cruzamentos de solda da fornalha;

  • Verificação da fiação elétrica;
  • Verificação do sistema de alimentação de água;
  • Verificação da saída de vapor;
  • Realização da análise do estado de conservação da tubulação de água;
  • Realização de exames visuais nos espelhos traseiros e frontais;
  • Realização de revisões no quadro elétrico;
  • Realização de testes nos sistemas de emergência;
  • Realização da calibragem dos dispositivos de segurança, como manômetros, controladores de nível, válvula de segurança e indicadores de temperatura de gases da chaminé;
  • Limpeza do corpo da caldeira e dos eletrodos da garrafa de nível.
  •  
  • Mais dicas a respeito da limpeza e manutenção de caldeiras

A realização de manutenções preventivas e periódicas de caldeiras garantem uma maior eficiência e longevidade desses equipamentos.

Caldeiras de categoria B devem ser inspecionadas em um período máximo de 12 meses. Porém, a NR13 não determina um prazo para a realização de treinamentos de reciclagem por parte do operador, mas recomenda-se que tal treinamento seja feito a cada 12 meses.

Diferentes tipos de caldeiras precisam de diferentes tipos de cuidados em uma manutenção. Isso aumenta a sua vida útil, o nível de segurança da empresa como um todo e a receita da organização.

FONTE:http://www.tsambientali.com.br/qual-a-importancia-de-limpar-uma-caldeira/

Você já conhecia os segredos por trás da limpeza de uma caldeira? Tem alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre o assunto? 

A Hunter Engenharia pode auxiliar você nesse processo. Duvidas? Faça a sua consulta e solicite um orçamento.

 

comercial@hunterprojetos.com.br

 

 

Fones: (47) 99954-2756 (47) 99263-2792

                         

www.hunterprojetos.com.br