Notícias

Voltar

21/04 - Melhoria de processos Industriais?

Aumento da produtividade, redução de custos e elevação do crescimento, esses são pontos que toda a empresa busca, no entanto, para alcançar esses objetivos será necessário buscar a melhoria de processos.

A Hunter Engenharia apresentara 3 dicas para tornar possível a melhoria de processos industriais:

Mapear e entender os processos atuais

Antes de implementar mudanças, é necessário entender muito bem como são os processos produtivos atuais.

Fluxogramas são interessantes para perceber as atividades macro, mas uma interação maior com os gestores das áreas vai ajudar muito a levantar informações como as seguintes:

  • - quais são os marcos do processo?
  • - quais atividades são executadas a cada etapa?
  • - quem executa as atividades? Que setores estão envolvidos?
  • - quais são os objetivos de cada etapa?
  • - quais são os recursos necessários?
  • - quais são os indicadores de desempenho?
  • - existem riscos ou restrições nos processos?

Mapeado o processo, é importante analisá-lo, a fim de encontrar gargalos na produção, retrabalho e desperdícios.

Redefinir os processos

O mapeamento dos processos antigos e a identificação de suas falhas e de pontos a serem otimizados permite que se pense em novos procedimentos.

Essa redefinição, da mesma forma, deve envolver não só o corpo gerencial, mas também alguns funcionários, em um trabalho que preze pela objetividade.

Uma boa orientação para novos processos é levar em consideração, pelo menos, três pontos:

  • - é possível eliminar desperdícios?
  • - existe possibilidade de se reduzir a distância entre setores?
  • - as perdas com refugos podem ser diminuídas?

Eliminando desperdícios

Grande parte do desperdício das indústrias é proveniente de um mau dimensionamento na aquisição de matérias-primas. Por isso, uma gestão de estoque eficiente ajuda a economizar nesse setor.

As perdas durante a produção também devem ser avaliadas, conforme veremos mais adiante.

Reduzindo distâncias

O layout da indústria interfere muito na produtividade. Para que não se perca tempo de produção, é importante que áreas afins estejam próximas, pois, dessa forma, elimina-se o tempo de deslocamento entre um setor e outro.

É fundamental perceber que o redesenho de processos também pode significar a mudança do layout, com nova disposição de setores e maquinário.

Diminuindo os refugos

Uma produção eficiente reduz drasticamente a geração de refugos, seja por um melhor aproveitamento de matéria-prima ou por um processo que reduza o erro, de forma a não haver produtos rejeitados.

No entanto, é sabido que há como diminuir, mas não eliminar totalmente os refugos industriais. Assim, um novo direcionamento desses rejeitos, para a reciclagem, por exemplo, possibilita a redução de impacto ambiental e de perdas financeiras.

Monitorar os novos processos

Toda produção deve ser monitorada, mas, quando se promove uma melhoria de processos na empresa, o monitoramento toma uma importância ainda maior.

Assim, deve-se avaliar com frequência e se, de fato, as melhorias implementadas estão surtindo efeito, bem como se houve aumento na produtividade e redução de custos, entre outros.

Cabe salientar que os novos processos devem ter certa flexibilidade, ainda mais no período inicial de implantação, pois o monitoramento pode indicar que nem tudo está correndo conforme planejado, devendo ser feitos ajustes a fim de que se chegue mais perto do que foi idealizado.

Essas são, em linhas gerais, as principais etapas para se implantar melhoria de processos da empresa.

Fonte: https://engprocess.com.br/melhoria-de-processos/

Lembrando que a Hunter Engenharia pode auxiliar você nesse processo. Duvidas? Faça a sua consulta e solicite um orçamento.

comercial@hunterprojetos.com.br

Fones: (47) 99954-2756 (47) 99263-2792

                         

www.hunterprojetos.com.br